A cidade suíça de Lugano usa Bitcoin para pagar impostos

Imagem de Andreas por Pixabay

A cidade de Lugano, na Suíça, o ano passado deu passos significativos para promover o uso do Bitcoin, permitindo que residentes e empresas locais façam pagamentos de impostos e outros serviços municipais usando criptomoedas.

A 5 de dezembro de 2023, a cidade anunciou que a sua administração passou a aceitar criptomoedas para o pagamento de impostos e taxas municipais.

Com esta iniciativa, Lugano passou a aceitar Bitcoin e Tether (USDT) como métodos de pagamento, através de um sistema automático desenvolvido pela Bitcoin Suisse, uma plataforma suíça de criptomoedas.

Graças a esta medida, qualquer pessoa ou entidade que resida em Lugano poderá pagar todas as faturas municipais, independentemente do tipo de serviço ou do montante, utilizando Bitcoin.

O pagamento é facilitado através do sistema QR-bill, comum na Suíça, onde o utilizador pode simplesmente digitalizar o código QR na fatura e efetuar o pagamento com a sua carteira digital preferida.

Este avanço no uso das criptomoedas inseriu-se no “Plano B” de Lugano, uma parceria colaborativa entre a cidade e a Tether, com o objetivo de integrar a tecnologia Bitcoin no sistema financeiro local.

A Bitcoin Suisse colabora neste projeto como parceira técnica, fornecendo a infraestrutura necessária para aceitar pagamentos em Bitcoin e Tether para impostos, assim como outros serviços municipais.

A adoção de criptomoedas em Lugano teve início em março de 2022, através de uma aliança com a Tether.

Além disso, a cidade implementou várias iniciativas com base na tecnologia blockchain, como o aplicativo MyLugano e o token de pagamento LVGA Points, conhecido como o “franco digital de Lugano”, que funciona na infraestrutura blockchain local, a 3Achain.

Mais recentemente Lugano ganhou uma estátua a homenagear Satoshi Nagamoto, o criador da Bitcoin. Esta estátua tem a particularidade de dar a ilusão de Satoshi em código ao estilo Matrix.

Lugano não é pioneira na Suíça em adotar esta tecnologia para serviços municipais.

O cantão de Zug, conhecido como “Crypto Valley”, também aceita pagamentos de impostos em Bitcoin e Ether desde 2021.

Antes disso, em 2020, o município de Zermatt, no cantão de Valais, começou a aceitar Bitcoin para o pagamento de impostos em parceria com a Bitcoin Suisse.

A Suíça é conhecida pela sua postura inovadora em relação às finanças e à tecnologia, e continua a destacar-se no cenário global ao facilitar o uso de criptomoedas em serviços públicos.

Vives em Lugano? Na Suíça? Partilha aqui as tuas experiências com criptomoedas no dia a dia.

Fonte: CoinTelegraph

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *